English visitors

This is a space for lovers of good music 70's/80's/90's, where you will enjoy of the disc jockey's job habitual of that time, which has been a fantastic rhythms mixing, and it won't be ever forgotten. This blog doesn't have the financial advantage pretension, as well as the copyright violation. If you, copyright owner, understand impaired by any action here published, an e-mail sent to discotheque1963@gmail.com complaining about it, it's enough to us take it out of the air.

domingo, 31 de maio de 2009

PARTICULARIDADES E CURIOSIDADES

Já comentei sobre a dificuldade de se mixar músicas com levadas de bateria feitas por um músico por causa da inconstancia do compasso do ritimo, natural do ser humano.

Pois é...mas se a gente pegar 2 Pick-ups identicos, com 2 discos identicos, colocar pra tocar a mesma faixa de dois discos identicos, com o Pitch acertadinho, o que acontece?

Acontece um efeito a que se denominou "PHASER"....é isso aí mesmo: "PHASER".

Parece brincadeira mas a diferença está nos detalhes. Apesar dos toca-discos serem iguais, existe uma sutil diferença na rotação dos motores gerada pela própria tensão eletrica, que causa oscilações de centésimos de segundo (0,01"), ou seja: os toca-discos apesar de estarem bem acertadinhos, parecem estar tirando um "racha"; ora um se adianta alguns centésimos, depois desacelera alguns centésimos; depois o outro faz a mesma coisa e assim por diante.

Estes centésimos de segundo são suficientes para dar um efeito especial na música, tipo uma distorção muito interessante, onde o som parece viajar pelo ar do ambiente como se fosse um eter, envolvendo os ouvintes de uma forma muito interessante.

Esta "brincadeira" foi muito utilizada mais ou menos em 78 e 79 nas pistas de dança e......eu não poderia deixar passar esta oportunidade de mostrar para quem não conhece, ou conhece mas não sabia como era feito. Então repeti a brincadeira com uma música que acredito ter sido a que mais sofreu este efeito naquela época.

Com voces....:

CHIC - CHIC CHERR (PHASER EXPERIENCE)

Notem que a platéia que aplaude o CHIC no começo e no fim da música se assemelha a um avião que está decolando.....é o PHASER EXPERIENCE!

DOWNLOAD HERE: Chic - Chic Cherr (DJPLUS Phaser Experience).mp3

Um comentário:

  1. É isso aí, Plus !!! O Decolar do Avião é muito show !!!!
    Valeu !!!

    Humberto Jen

    ResponderExcluir