English visitors

This is a space for lovers of good music 70's/80's/90's, where you will enjoy of the disc jockey's job habitual of that time, which has been a fantastic rhythms mixing, and it won't be ever forgotten. This blog doesn't have the financial advantage pretension, as well as the copyright violation. If you, copyright owner, understand impaired by any action here published, an e-mail sent to discotheque1963@gmail.com complaining about it, it's enough to us take it out of the air.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

PARTICULARIDADES E CURIOSIDADES

Minha proposta nos sets é representar com a maior fidelidade possivel o trabalho de discotecagem da época dos 70's e 80's. Naquela época o grande desafio era (e ainda é até hoje), manter a pista de dança sempre cheia. Então alguns DJs tinham (ou desenvolveram) a capacidade de combinar musicas de forma a causar menos trauma aos ouvidos na passagem de uma para outra, porque discotecar não é simplesmente ir rolando musicas com a mesma BPM, é conhecer as melodias, as bases instrumentais, e também o "tom" que elas estão sendo executadas. Dai surgem crossfadings interessantes onde se tem a impressão de que a musica que esta saindo "pergunta" algo e a musica que esta entrando "responde". Isto faz com que a pista permaneça bombada porque muitos até não percebem o trocar de musicas, ou até se animam mais com as mixagens.


Outro aspecto interessante é a levada de bateria que também tem que combinar entre uma e outra. Neste ponto existe uma particularidade sobre as musicas desta época que "derrubam" muitos DJs: a levada de bateria executada por um baterista (musico) não é constante, porque ela analisada do ponto de vista do pitch, apresenta variações de decimos de segundo, ou seja: o camarada se empolga e acelera o ritimo, depois ele reduz, ....e assim vai. Este é o motivo de ser comum voce observar o trabalho de um DJ e ver que ele está com uma mão no mixer e outra esta no controle de pitch de uma das pick-ups...ele está compensando a inconstancia do baterista e encaixando as duas musicas no ritimo.


A maioria das musicas dos 90's para cá já tem o recurso da bateria eletronica que mantém uma maior constancia no ritimo e torna o trabalho do DJ menos suado. Fazer tudo isto num software, ai é outra historia....

Um comentário:

  1. Mano veio,

    PARABÉNS pelo blog...ficou lindo cara. Os comentários ficaram sensacionais e oportunos...valeu...muito SUCESSO.
    Um forte abraço.
    Paulo Trindade

    ResponderExcluir