
Já comentei sobre a dificuldade de se mixar músicas com levadas de bateria feitas por um músico por causa da inconstancia do compasso do ritimo, natural do ser humano.
Pois é...mas se a gente pegar 2 Pick-ups identicos, com 2 discos identicos, colocar pra tocar a mesma faixa de dois discos identicos, com o Pitch acertadinho, o que acontece?
Acontece um efeito a que se denominou "PHASER"....é isso aí mesmo: "PHASER".
Parece brincadeira mas a diferença está nos detalhes. Apesar dos toca-discos serem iguais, existe uma sutil diferença na rotação dos motores gerada pela própria tensão eletrica, que causa oscilações de centésimos de segundo (0,01"), ou seja: os toca-discos apesar de estarem bem acertadinhos, parecem estar tirando um "racha"; ora um se adianta alguns centésimos, depois desacelera alguns centésimos; depois o outro faz a mesma coisa e assim por diante.
Estes centésimos de segundo são suficientes para dar um efeito especial na música, tipo uma distorção muito interessante, onde o som parece viajar pelo ar do ambiente como se fosse um eter, envolvendo os ouvintes de uma forma muito interessante.
Esta "brincadeira" foi muito utilizada mais ou menos em 78 e 79 nas pistas de dança e......eu não poderia deixar passar esta oportunidade de mostrar para quem não conhece, ou conhece mas não sabia como era feito. Então repeti a brincadeira com uma música que acredito ter sido a que mais sofreu este efeito naquela época.
Com voces....:
CHIC - CHIC CHERR (PHASER EXPERIENCE)
Notem que a platéia que aplaude o CHIC no começo e no fim da música se assemelha a um avião que está decolando.....é o PHASER EXPERIENCE!
DOWNLOAD HERE:
Chic - Chic Cherr (DJPLUS Phaser Experience).mp3